A GAZETA DO MIDDLESEX
XI
“...da mesma maneira que a pseudo-ciencia do Darwinismo Social convenceu muitos intelectuais Americanos no séc. XIX, a pseudo-ciencia do comunismo influenciou profundamente o intelectualismo desse país entre as duas guerras mundiais. Mas, diferentemente do Darwinismo Social, o comunismo foi sempre sentido pela maioria dos cidadãos como sendo uma filosofia anti-Americana, em larga medida por o primeiro Estado ostensivamente comunista, a União Soviética, se ter tornado numa super potencia rival da América. Mas as suspeitas que recaíam sobre os progressistas sobreviveram ao próprio comunismo. Torna-se bizarro que, mesmo hoje em dia, a ideia do Comunismo com letra maiúscula – dezassete anos depois da dissolução da União Soviética, a sua pátria, e mais de meio século depois do Marxismo ter perdido a sua capacidade de proselitismo no Ocidente, ela continue a ser usada como arma contra os intelectuais liberais *.
Newt Gringrich, o arquitecto da histórica tomada de controle pelos Republicanos das duas Câmaras do Congresso, aconselhava os propagandistas republicanos a acusarem os Democratas como sendo defensores de políticas “Estalinistas”, opostas aos valores “normais” do povo Americano. Estaline tinha morrido há já décadas e a União Soviética tinha ela própria deixado de existir quando Gringrich defendeu esta forma de ataque contra os Democratas, mas a ideia volta sempre à superfície como forma de por em causa o patriotismo da esquerda Americana.
As origens dessas suspeitas sobre o patriotismo dos intelectuais vem do final da Primeira Guerra Mundial e do que ficou conhecido como sendo a Ameaça Vermelha. Uma semana depois do Armistício ter sido assinado em Novembro de 1918, o Mayor de Nova Iorque proibiu a exibição publica de bandeiras vermelhas, símbolo do governo bolchevique russo nascido há menos de um ano atrás. Nesse mesmo mês, um comício realizado no Madison Square Garden pelos Socialistas Americanos, movimento que nada tinha ver com o regime Russo, foi atacado por centenas de soldados e marinheiros recém desmobilizados que invadiram o recinto. A Caça aos Vermelhos tinha começado...”
* Donald Trump durante a campanha eleitoral referia-se ao Senador Bernie Sanders como “O comunista.” (nt).