A GAZETA DO MIDDLESEX
O MILAGRE DE GRENFELL TOWER
De repente a noticia correu célere entre os que à volta daquela visão dantesca tentavam ajudar. Os dezoito andares da torre envoltos em fumo ardiam como uma tocha. Daquele inferno caiam detritos de toda a espécie, muitos em chamas. Impossível que alguém pudesse escapar. Uma impossibilidade até aquele verdadeiro milagre acontecer: O milagre de Grenfell Tower.
As televisões acorreram pressurosas a entrevistar os que diziam ter testemunhado o impossível, talvez menos de uma dezena. Em duas horas as agências noticiosas faziam com que a noticia corresse mundo. Na manhã seguinte era a abertura dos telejornais.
E o tempo passou e as coisas ficaram assim até que há um par de meses a BBC resolveu procurar a tal criança que tinha tão extraordinariamente escapado à morte. Nos hospitais não havia registo de ter entrado. Nas listas dos moradores, fosse a dos que eram dados como desaparecidos, fosse a dos cujo paradeiro era conhecido, não constava quem correspondesse à descrição das testemunhas. Os cientistas foram chamados e foram unânimes: Um corpo com cerca de sete quilos, (o peso aproximado de uma criança daquela idade), atirado daquela altura teria alcançado ao chegar ao solo uma velocidade de mais de cem quilómetros hora e, devido à aceleração, um peso superior a cem quilos. Não existem braços humanos com força capaz de interromper tal queda.
E a BBC usando as imagens de vídeo gravadas procurou aqueles que tinham afirmado ter visto o salvamento da criança. Tornou-se rapidamente óbvio que todos diziam a verdade: Todos estavam absolutamente certos de ter visto o que diziam ter visto. Pacientemente os repórteres da BBC foram fazendo perguntas e também rapidamente se tornou claro que as testemunhas, ao de tão desesperadamente querem que pelo menos um ser humano, contra toda a probabilidade, tivesse escapado aquele inferno, desesperadamente acreditaram piamente ter testemunhado um milagre.
Quem de nós não teve um amigo, ou ente querido, doente terminal e que perante o seu fim iminente não calou a sua racionalidade e acreditou num milagre de décima-primeira hora ?
Quem no fundo não acredita que por milagre um bully, um demagogo, um mitómano, alguém completamente destituído de escrúpulos, não possa jamais voltar a ser eleito, quer seja presidente da nação mais poderosa do mundo, quer seja presidente de um clube com um passado tão distinto como o Sporting Clube de Portugal ?