BUSINESS AS USUAL
Hoje mesmo entra em vigor uma norma da Comissão Europeia que proíbe a venda no Reino Unido de aspiradores domésticos com uma potencia superior a 1600w, o que provocou uma corrida às lojas e um aumento na passada semana das vendas desses electrodomésticos superior a 40%.
O argumento em defesa da medida consiste na necessidade de poupar energia, não tendo porém ocorrido à preclara cabeça do Dr. Durão Barroso et al. que as pessoas usando aspiradores menos potentes acabarão por usa-los durante mais tempo para atingirem o mesmo grau de limpeza.
Parece que está para breve a adopção de igual medida em relação a ferros de engomar, varinhas mágicas e secadores de cabelo, ao mesmo tempo que na opinião publica cresce um sentimento de exasperação em relação à União Europeia como dantes nunca se tinha verificado.
2
Clacton-on-Sea é uma tradicional estância balnear no Essex, a norte de Londres da qual não é muito distante.
Essa circunscrição eleitoral regista uma das mais elevadas maiorias de votos para o Partido Conservador e o respectivo lugar de Membro do Parlamento considera-se antecipadamente ganho por este partido.
Seria melhor dizer considerava-se, porque o até agora titular, Douglas Carswell, acaba de anunciar com estrondo a sua defecção do Partido Conservador e a sua adesão ao UKIP, o partido radical anti-europeu.
Falar em estrondo é aliás minimizar o impacto da coisa: Ao tomar essa atitude Carswell largou, metafóricamente bem entendido, uma granada no colo do Primeiro-Ministro David Cameron precisamente quando este fazia os impossíveis para tirar da agenda política a questão europeia.
Agora, como manda a lei, esse lugar de deputado terá que ser preenchido numa eleição intercalar a realizar em Outubro, uns meros 6 meses antes das eleições gerais de Maio de 2015.
Ora não é necessária grande imaginação para prever que durante todo esse tempo o assunto principal da campanha vai ser a questão da permanencia do Reino Unido na União Europeia, decisão que será formalmente tomada até 2017 num referendo que foi solenemente prometido por Cameron.
Mas foi precisamente a falta de confiança em Cameron para cumprir as suas promessas que segundo o próprio Carswell o levou a abandonar o seu antigo partido e a juntar-se ao UKIP.
Para tornar as coisas piores, especula-se abertamente quantos mais deputados conservadores irão seguir esse exemplo, e se Cameron em desespero, (as primeiras sondagens feitas após a deserção de Carswell dão ao UKIP em Clacton uma vantagem de 40 pontos sobre os Conservadores), não irá virar ainda mais à direita, sendo certo que nada satisfará os seus correligionários euro-fóbicos a não ser uma garantia formal que a Grã-Bretanha sairá da UE.
3
Dentro de pouco mais de duas semanas, a 18 de Setembro, realiza-se na Escócia um referendo onde esta votará Sim, optando pela independência, ou votará Não e decide ficar no Reino Unido. As sondagens são unânimes em prever a vitória do Não com margens variaveis, mas reina uma grande incerteza sobre o resultado final.
Porém a opinião publica escocesa é pró-europeia, (aliás se a decisão for pela independência esta formalmente solicitará a entrada na UE), e na Escócia o Partido Conservador é fortemente impopular não conseguindo aí eleger um só deputado.
Se no eleitorado tiver sido criada a convicção que os conservadores acabarão mais tarde ou mais cedo por fazer com que a Grão-Bretanha abandone a UE, como os recentes acontecimentos parecem indicar, teremos então que esperar pelo dia 18 para saber se esse facto terá tido algum efeito na decisão final.