
CARTA A LÚCILIO
(Epistulae morales ad Lucilium)
Lucius Annaeus Seneca
(5bc-64ad)
DAS VIAGENS COMO CURA PARA A TRISTEZA
“Terras e cidades para trás ficaram...” (1)
que os teus problemas te seguirão, tal como Sócrates uma vez observou a alguém que se queixava do mesmo: “Como te podes admirar por as tuas viagens não te ajudarem, se te levas contigo? Se estás amarrado às causas que te fizeram a partir ?”. Todas essas mudanças são completamente fúteis enquanto não encontrares a paz de espirito, porque tú foges da tua própria companhia. Ages como aquela profetisa da que fala Virgilio a qual, num estado de permanente agitação, parecia possuída por espiritos malignos :
“...A Sibila movia-se sem parar como que possuída, na esperança de expulsar o espirito que tinha no seu corpo...” (2)
Andas de um lado para o outro desejando livrares-te dos teus problemas quando apenas os pioras devido a essas incessantes mudanças. A carga bem amarrada no porão de um navio não o faz perigar, mas se não estiver devidamente presa e se as ondas a deslocarem, então sim pode naufragar.
Se conseguires resolver o que te aflige então qualquer destino te agradará; podes mesmo ver-te nas paragens mais inóspitas que as acharás hospitaleiras. Mais importante do que o lugar onde aportas é a pessoa que és quando lá chegas. E não nos devemos deixar prender por nenhum lugar particular, devemos viver acreditando que “Não nasci para pertencer a nenhum canto do Universo, o mundo inteiro é o meu país”.
Se assim pensasses pararias com esse mudar constante porque saberías que a vida boa que procuras a podes encontrar em qualquer parte. Haverá pior agitação do que no Forum ? E no entanto mesmo nele sempre podemos descansar num recanto calmo e agradavel mas eu, se me fosse dada a escolha, iria para o mais longe possivel. Não entendo aqueles que gostam de viver entre escolhos, onde o mar é mais bravio, numa luta constante contra os elementos. Um homem sábio é capaz de os enfrentar, mas preferirá sempre estar em paz do que em guerra.
Dir-te-ão que Sócrates tinha contra ele trinta tiranos e que nenhum deles foi capaz de o vergar. Mas qual é a importancia de quantos são os amos que um homem tem ? Um escravo é um escravo, mas mesmo um pode ser completamente livre se no seu espirito não aceitar a escravatura.
É tempo de acabar, mas não antes de te ter deixado o habitual pensamento: “ A consciencia de se ter pecado é o primeiro passo para a salvação” Esta frase de Epicuro tem para mim grande valor, pois ninguém se corrige se não souber que errou. Achas que alguém será capaz de mudar se tomar os seus vicios por virtudes ? Portanto faz um exame de consciencia e dá-te como culpado. Primeiro faz o papel de acusador, depois o de juíz e finalmente o de quem pede clemência. Por vezes tens de ser duro contigo próprio.
Até sempre.
(1) Eneida, III:72 (2) Eneida,VI:78-9