A GAZETA DO MIDDLESEX
O POÇO
Cavaco não nega os encontros e as missivas: Diz apenas que o que lhe é transmitido é e será sempre confidencial.
Terá falado Salgado ? Terá dito o que diz ter dito? Pois se falou foi como se o fizesse para o fundo de um poço, abissal, insondável, tenebroso. Avisou de iminentes catástrofes, de irremediaveis colapsos, de inominaveis crises , todas essas palavras que vêm do grego? Pois de volta não teve nem o mais ténue eco vindo das profundezas sombrias.
Será Cavaco afinal Hades o deus do sub-mundo, aquele que vive para sempre no seu palácio de obsidiana, sentado num trono feito de ossadas e do qual reina sobre uma população de mortos-vivos?
Ou será Hypnos outro deus do sub-mundo, irmão de Thanatos deus da morte, e que era aquele que fazia adormecer todos à sua volta num sono sem retorno e que os Romanos rebaptizaram como Somnus, o que era capaz de fazer adormecer as sentinelas, (pena de morte garantida), e os homens do leme dos navios naufragados?
Confesso que não sei. Talvez haja uma explicação e que tenha sido apenas a distancia e o meu fraco entendimento que para a minha perplexidade se conjugaram.