A GAZETA DO MIDDLESEX
PERGUNTAS
“Quando a Rússia invadiu a Ucrânia e ocupou a Crimeia em 2014 foi altamente criticada pelos media Americanos, assim como quando interveio na Síria no ano seguinte. Agora imaginem o que não se diria do país de Putin se, quase 17 anos depois de declarada a “Guerra Global ao Terrorismo”, as tropas Russas, as suas forças de operações especiais, a sua aviação e drones, estivessem ainda envolvidas em operações militares em pelo menos 8 países do Médio Oriente e de África: Afeganistão, Iraque, Líbia, Níger, Paquistão, Somália, Síria, Yemen e, já agora, se quiserem juntar à lista, as Filipinas.
“Imaginem as indignadas primeiras páginas e as aberturas dos telejornais que teríamos se a Rússia, década e meia depois de ter iniciado essa guerra global sem fim, continuasse com a destruição, o caos, os mortos e os refugiados que ela causava. Imaginem a enorme indignação, e como a Rússia, uma das grandes potencias mundiais, seria classificada pela comunidade internacional por estar envolvida nesse conflito sem solução. Em Washington os protestos seriam de uma violência nunca vista, a linguagem usada de uma dureza inédita, e as criticas ferozes e sem descanso...”
Tom Engelhardt - in www.Tomdispatch.com
Tom é um Americano autor do blog Tomdispatch e Fellow do Nation Institute e Teaching Fellow na Graduate School of Journalism da University of California-S.F. (Berkeley)
Segundo Tom, o blog Tomdispatch pretende ser um antídoto eficaz para a informação veiculada pelos media de grande circulação, e por essa razão tornou-se de leitura obrigatória.