A Gazeta do Middlesex

Tudo tem...

22/4/2018

1 Comment

 

                    A  GAZETA  DO  MIDDLESEX

Picture

    
                              TUDO TEM UMA EXPLICAÇÃO



Depois do ataque de 4 de Março os media estiveram cheios de previsões sombrias sobre o que o futuro reservaria a Sergei Skripal e à filha. O agente tóxico que os vitimou, o novichok, era, segundo inúmeros especialistas que quiseram compartilhar com o publico o seu altíssimo saber, de tal maneira letal que o melhor que lhes poderia acontecer seria manterem-se em estado vegetativo até ao fim dos seus dias. Mas as semanas foram passando até que, para surpresa geral, a jovem Yulia teve alta do hospital e, pelo pouco que se sabe, em breve será a vez do pai, Sergei.


Diz-se agora o agente tóxico foi besuntado na maçaneta da porta da casa de Sergei Skripal, tendo sido por essa via que pai e filha foram contaminados. Mas essa explicação levanta mais duvidas do que as que desfaz: Se os Skripal estavam de tal maneira contaminados ao ponto de terem eles próprios contaminado todos os locais por onde passaram no centro de Salisbury, então o interior da sua casa não teria escapado. Acontece que o pai tinha hamsters e um gato como animais domésticos. Os primeiros foram encontrados mortos de sede quando finalmente a policia entrou na residência, e o gato estava num estado tão deplorável que teve de ser abatido, mas nenhum deles apresentavam sinais de terem sido vitimas de novichok.


Situação portanto no mínimo embaraçosa para a narrativa oficial, quando ainda por cima os especialistas do OPCW garantiam que a substancia tóxica que analisaram, a que alegadamente vitimou os Skripal, tinha um alto grau de pureza.
Explicações precisavam-se, e foi assim que um um especialista altamente qualificado, Dan Kaszeta, com 27 anos de experiência no campo da guerra química, tendo trabalhado com o Exército Americano, com a Casa Branca e, last but not least, com os Serviços Secretos Americanos, publicou um artigo destinado a “desmistificar” falsas ideias que corriam na opinião publica. Como os leitores da Gazeta não são menos que os outros aqui se transcreve parte do referido artigo, uma “magistral lição” para a ilustração de todos:


“ Uma questão interessante foi levantada. Se os 'nerve agents'(1)- e em particular o chamado novichok - são tão mortais porque razão Sergei e Yulia Skripal não morreram imediatamente? Em vez disso acontecer, como inúmeras teorias da conspiração que correm na Net apontam, ambos, pai e filha, estão fora de perigo. Esta é uma interrogação válida que merece resposta.


“Em primeiro lugar é importante usar a terminologia correcta: 'nerve agents' são substancias químicas que interferem com o sistema nervoso ao ligarem-se a uma enzima chamada acetilcolinesterase. Segundo esta definição um numero de armas químicas e um numero de pesticidas incluem-se entre aquilo que se chama 'nerve agents'.


'Nerve agents' não são toxinas por definição técnica. As toxinas têm uma fonte animal, vegetal ou microbiana. O veneno das cobras é uma toxina. 'sarin' e o 'vx', assim como o 'novichok', ao terem origem em laboratórios, não são toxinas. O termo 'nerve gas' também não é correcto uma vez que os 'nerve agents' se apresentam em estado sólido ou liquido, quando à temperatura ambiente.
…

Os 'nerve agents' só actuam rapidamente se inalados. A contaminação na caso dos Skripal parece ter sido por via da epiderme o que retarda a sua acção. Os sintomas levam horas a progredir dos locais onde se deu a exposição até ao sistema nervoso central. Numa experiência feita no período da Guerra Fria, cabras que tinham sido tosquiadas foram expostas ao 'nerve agent' “soman” e a morte só ocorreu passadas 48 horas. Não é propriamente rápido.
Em segundo lugar, se aconteceu alguma coisa que reduziu a dose pretendida – por exemplo se a pessoa que abriu a porta usava luvas - então existe a possibilidade real da dose letal ter sido mitigada.


Depois vem o factor humano. E se um dos Skripal disse:”Mas o que é esta coisa peganhenta que tenho nas mãos? Vou lavá-las” Isto seria uma maneira de fazer imediatamente descontaminação. Água e sabão são um meio eficaz de neutralizar os 'nerve agents' como inúmeros estudos provam. Estes se forem do tipo dos organofosfatos degradam-se rapidamente na presença de água devido a um mecanismo chamado hidrólise. E se a maçaneta da porta tenha ficado molhada? Salisbury não é conhecida por ter um clima árido.
…
A conclusão é que os 'nerve agents' só matam se não existir tratamento médico e os registos mostram nesse caso que o seu nivel de mortalidade é realmente baixo. Conhecem-se inúmeros casos de pessoas que sobreviveram depois de serem expostas a doses elevadas de 'nerve agents'….”


As investigações prosseguem e Salisbury continua em pé de guerra. Há poucos dias foi noticiada a existência de locais no centro da cidade a que as autoridades chamaram “pontos quentes” que estariam ainda altamente contaminados e que continuam interditas à população. Isto apesar de terem passado oito semanas em que choveu copiosamente. Aqui a “hidrólise” não funcionou.
Os serviços de informação revelaram também que as conta bancárias de Yulia Skripal eram há cinco anos devassadas pela policia secreta Russa. Nada que o Google não faça há muito mais tempo e infelizmente não só à jovem Yulia.
Ficamos também a saber que os mesmos serviços secretos Russos treinavam também há já vários anos os seus agentes como besuntar as maçanetas das portas com novichok, noticia que me deixa agora indeciso entre se rir ou se chorar.

(1) Nerve agent- No original




1 Comment
Alcina Mila
23/4/2018 11:28:15 am

Realmente também não sei se havemos de rir ou chorar! Que mundo este!

Reply



Leave a Reply.

    Author

    manuel.m

    contact@manuel2.com

    Archives

    June 2018
    April 2018
    March 2018
    February 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016
    September 2016
    August 2016
    July 2016
    February 2016
    January 2016
    May 2015
    April 2015
    March 2015
    February 2015
    January 2015
    December 2014
    November 2014
    October 2014
    September 2014
    August 2014
    July 2014
    June 2014
    May 2014
    April 2014
    March 2014
    February 2014
    January 2014
    December 2013

    Click here to edit.

    Categories

    All

Proudly powered by Weebly