A Gazeta do Middlesex

Um autêntico "british"

4/2/2015

0 Comments

 

                          A  GAZETA  DO  MIDDLESEX

Picture




                                       UM "AUTÊNTICO BRITISH"



Num jornal diário Português que leio on-line veio hoje a noticia que o Juiz a quem foi atribuída a apreciação do recurso sobre a prisão de José Sócrates é um “autentico British”. Como calculam a coisa toca-me de perto e por instantes pensei que o Magistrado tinha no seu passado alguma ligação a estas ilhas. Nada de extraordinário, numa época onde felizmente os intercâmbios são frequentes e quer estudando quer ensinando as pessoas vão tendo cada vez mais experiências de vida noutros países da Europa.

Mas no artigo o único fundamento apresentado para a Britishness do Juiz consiste no facto de ele ser “cordial”. Ora se eu no passado encontrei razões para pensar que o referido periódico era por vezes, digamos, económico com a verdade, agora tenho de dar a mão à palmatória: Os Juízes Britânicos são realmente “cordiais”, como cordiais e sorridentes são os policias, (que andam desarmados), o pessoal que nos revista as bagagens no aeroporto, os estudantes universitários mais velhos que dão as boas vindas aos caloiros, etc, e de uma forma geral todos aqueles que numa posição de autoridade, oficial ou não, lidam com os outros.

Esta Sociedade tem por certas profissões, que são de grande importância para a vida colectiva, tais como Juízes, Professores, Militares e Médicos, elevado respeito e consideração.

Isto não quer dizer que a autoridade não seja exercida: No caso dos Tribunais a Justiça é fulminante e implacável e as penas severas para quem prevarica. Nem podia ser de outra maneira num país onde não existe nenhum documento de identificação e ninguém, salvo com poderosas razões, se atreve a duvidar da palavra de um cidadão.

Diz-se com graça que os Juízes Britânicos impõem a ordem nas suas salas de audiências com as sobrancelhas: Do alto da sua tribuna, que simboliza a supremacia da Lei, normalmente o levantar das sobrancelhas pelo Juiz faz calar os mais atrevidos. Já Ted Roosevelt dizia que quem exerce o poder deve falar suavemente tendo ao mesmo tempo um grande varapau na mão .

Outra característica interessante é a de que os inquéritos judiciais recebem oficialmente o nome do Magistrado que os preside. Aqueles a quem toca isso em sorte, o saber que o seu nome ficará ad aeternum ligado à investigação, é algo capaz de tornar o Juiz em causa, já de si idóneo, ferozmente independente e impermeável a qualquer tipo de pressão.

O Inquérito Leveson, (de Brian Leveson, de seu titulo completo Lord Justice Leveson), investigou o chamado escândalo das escutas telefónicas. Rupert Murdoch, o homem mais poderoso da Grã-Bretanha, o príncipe negro da política, aquele que sem cujo apoio nenhum candidato a Primeiro-Ministro podia realisticamente aspirar a ganhar as eleições, foi a figura central.

Dono de um império dos media teve um dos seus jornais, o News of the World, no centro do furacão e quando a investigação judicial terminou, após terem sido ouvidas centenas de vitimas, esse jornal tinha sido encerrado, vários réus cumpriam pena e o império de Murdoch tinha sido deitado por terra e o país respirou mais livremente.

Outro Inquérito, este ainda em curso, é o Inquérito Chilcot, (Rt. Hon. Sir John Chilcot), que investiga a participação do Reino Unido na invasão do Iraque e cujos resultados viram a sua divulgação publica recentemente vetada pelo actual Governo Conservador e cuja principal figura, quer queiramos quer não, e que está a ser julgada in absentia, é o antigo Primeiro-Ministro Tony Blair.




Portanto há que desejar ao Juiz do caso Sócrates, a quem não fica mal parecer British, mas que tem certamente muito mais qualidades do que a bonomia do trato, muita sorte, reconhecendo que o lugar que ocupa pode ser um dos mais solitários do Mundo.







0 Comments



Leave a Reply.

    Author

    manuel.m

    contact@manuel2.com

    Archives

    June 2018
    April 2018
    March 2018
    February 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016
    September 2016
    August 2016
    July 2016
    February 2016
    January 2016
    May 2015
    April 2015
    March 2015
    February 2015
    January 2015
    December 2014
    November 2014
    October 2014
    September 2014
    August 2014
    July 2014
    June 2014
    May 2014
    April 2014
    March 2014
    February 2014
    January 2014
    December 2013

    Click here to edit.

    Categories

    All

Proudly powered by Weebly