A Gazeta do Middlesex

Uma História Algarvia

28/4/2014

0 Comments

 
Picture

                                   UMA HISTÓRIA ALGARVIA





  A meio da tarde de amanhã  embarcaremos em Portsmouth no ferry " Pont Aven"  que em 24 horas nos levará até Santander no norte de Espanha.

Nos últimos anos tem sido este o nosso hábito, não porque alguma fobia nos afaste dos aviões, mas porque indo de carro aproveitamos para conhecer outras terras  pelo caminho. Apesar do navio ser grande, (2.000 passageiros e 500 automóveis), e do mar do golfo da Biscaia nem no pino do verão garantir uma travessia calma, o prazer de ir tranquilamente estrada fora até Portugal tem-nos feito suportar enjoos vários. No regresso, ( e esta para mim é a razão mais forte), aproveito para trazer o maior numero de caixas de vinho que consigo carregar, vinho esse que durante o ano vou oferecendo a familiares, amigos, e vizinhos, o que me dá um infinito prazer.

O nosso destino é inevitavelmente o sunny Algarve, e a zona de Monte Gordo . Muito antes de termos poiso próprio, já esse era o nosso lugar favorito e para onde, como as andorinhas, voltávamos sempre.

A nossa casa, simpática e cheia de luz, fica numa rua tranquila e a dois passos da praia e tem um pátio com um grelhador onde dou largas aos meus dotes culinários. Sabe-se que os britânicos são o único povo do mundo que domina a ciência de fazer barbecues à chuva mas eu, sendo o clima a maravilha que é, ainda não tive a oportunidade de demonstrar  como, segurando o guarda chuva numa mão e a tenaz noutra,  debaixo de um dilúvio é possivel cozinhar T-Bone steaks ao ponto.

Temos sido maravilhosamente tratados por toda a gente, a compra da casa correu sem o mínimo problema burocrático e portanto vivendo entre gente acolhedora, usufruindo de uma praia soberba e de um clima deslumbrante, sentimo-nos verdadeiramente no sétimo céu.

Curiosa expressão esta que me tem dado que pensar: É que em Inglês para significar o mesmo estado de bem-aventurança diz-se que se está on cloud nine, na nuvem nove. Acabei por concluir que  a origem dessas expressões está na descrição que Dante faz do paraíso na sua Divina Comédia: Para ele nove níveis ou esferas tinha o paraíso, (tantos quanto o inferno...), logo os Portugueses contentar-se-iam com o sétimo, correspondendo a Saturno e simbolizando a temperança, enquanto os Ingleses não se satisfariam senão com o nono, o primum mobile, o mais elevado de todos. Porém subitamente um problema surgiu que deitou por terra tão bela teoria: É que para Dante o sétimo céu está reservado aos contemplativos e o nono aos anjos, e parece-me arriscado classificar os Portugueses como sendo um povo contemplativo, e ainda mais os Ingleses como sendo um povo de anjos. E para isto ainda não arranjei solução.




Mas nem tudo foram rosas, e nada nos tinha preparado para o que seria o nosso primeiro Agosto no Algarve :




Subitamente a praia, que era um oásis de tranquilidade convidando a longas caminhadas, foi invadida por uma multidão ululante e transformada em campo de futebol e de ténis.

No meio dos pacíficos banhistas, com crianças correndo, passaram a disputar-se ferozes jogos entre grupos de energúmenos que encontravam na praia o palco para demonstrar possuir ignorados talentos de verdadeiros Cristianos Ronaldos. E se não era futebol era o jogo das raquetes no qual se exibiam magotes de Navratilovas e Federeres batendo com raiva a bola, como que procurando vingança por não estarem em Flushing Meadows ou no court principal de Wimbledon, em vez de jogarem na modesta Mantarrota.

Logo de manhã cedo era vê-los impantes, com a sua bolinha debaixo do braço, a chinelar rua abaixo em direcção à praia. Procurei saber se tamanhos atentados à segurança e à tranquilidade publicas eram permitidos, ao que o banheiro gravemente me apontou o Edital   segundo o qual eram expressamente proibidos os jogos com bola.

Mas, muito embora por vezes passasse a Policia Marítima num rutilante jipe, com jovens guardas em poses imperiais  nos seus Ray-Ban, estes pareciam também estar ausentes do lugar por terem sido como que tele-transportados talvez para South Beach, daí  a sua presença não ter o minimo efeito  nos  alienados que continuavam furiosamente entregues aos seus jogos.

Outra coisa que notei foi que os homens que liam jornais na praia se dividiam grosso-modo em dois grandes grupos: Os que liam o Record e os que liam A Bola. Mas não liam de uma maneira qualquer, faziam-no concentradissimos , de cenho franzido. Ora até eu sei que em Agosto não há futebol, e nunca consegui imaginar que transcendentes noticias seriam aquelas  capazes de absorver os   leitores tão intensamente.

Ainda tentamos uma ou duas vezes fazer o nosso passeio pelo areal, mas desde os tempos de África que não me sentia correr um perigo tão iminente, e portanto tristemente desistimos. Agora, e aprendida a lição, nunca depois de meados de Julho, regressamos cabisbaixos prudentemente a casa, e só regressamos lá para Setembro, quando alguma sanidade mental volta a reinar no local.




Picture
Este ano é porém diferente pois carrego sobre os ombros a responsabilidade de manter a Gazeta viva e de não provocar cruéis decepções aos meus fidelíssimos leitores.

Confiar apenas na minha memória seria desastre certo, e graças ao Kindle posso facilmente transportar uma biblioteca  considerável, bem como alguns anos de notas várias. Laboriosamente transferi para uma pen apontamentos que pensei puderem vir a ser úteis e quanto ao resto confio que as musas não me abandonem e que se dêem bem pelos Algarves.

Estarei sujeito aos caprichos da banda larga móvel, no meu sitio exasperantemente lenta, mas com mais ou menos dificuldade acho que conseguirei levar a carta a Garcia e que dentro de não muito tempo poderei voltar a dar noticias.






                                                                                                                                                












0 Comments



Leave a Reply.

    Author

    manuel.m

    contact@manuel2.com

    Archives

    June 2018
    April 2018
    March 2018
    February 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016
    September 2016
    August 2016
    July 2016
    February 2016
    January 2016
    May 2015
    April 2015
    March 2015
    February 2015
    January 2015
    December 2014
    November 2014
    October 2014
    September 2014
    August 2014
    July 2014
    June 2014
    May 2014
    April 2014
    March 2014
    February 2014
    January 2014
    December 2013

    Click here to edit.

    Categories

    All

Proudly powered by Weebly