A GAZETA DO MIDDLESEX
UP THE BREXIT CREEK
A frase é popular: Quando se está em dificuldades é como tentar ir “ up the creek without a paddle”, querer subir um ribeiro sem remo.
Pois neste beloved UK ninguém tem remo, nem canoa, nem mapa, nem se calhar o próprio ribeiro.
Para dar uma pálida ideia da demência que vai tomando conta do país à medida que se vai tendo consciência do que o Brexit really means, o Daily Telegraph, o circunspecto Telegraph, lançou agora uma campanha para que o iate real Britannia, que está conservado em bolas de naftalina há 20 anos algures num fiorde da Escócia, seja de novo posto ao serviço de maneira que possa percorrer o mundo promovendo os produtos nacionais.
Os Liberais-Democratas , agora em congresso, defendem um novo referendo, mas o seu numero 2, Vince Cable, afirma precisamente o contrário.
Mas a cereja em cima do proverbial bolo vai para Liam Fox, Ministro do Comércio e grande figura do Brexit, que ontem numa conferencia promovida pela Confederação da Industria Britânica aconselhou os presentes a investir mais, mas no estrangeiro, quando a posição oficial do seu Governo é , naturalmente, tentar captar o máximo investimento possível mas para o RU. Se nos lembrarmos que dias antes o mesmo Fox tinha dito que os empresários do país eram “gordos e preguiçosos” e que “em vez de passarem o tempo nos campos de golfe” se deviam esforçar por exportar mais, vamos tendo uma ideia do frémito de loucura que perpassa por estas Ilhas.