A GAZETA DO MIDDLESEX
VALE TUDO
No fim de semana passado, o valor da libra em relação ao dólar caiu para valores mínimos de há trinta anos. Mas basta atentar no gráfico acima para se ver que na Terça-feira, dia 17, exactamente ao mesmo tempo que a Primeira-Ministra discursava dando a conhecer pela primeira vez que o Brexit seria um corte radical com a UE, o valor da moeda Britânica subia miraculosamente como um foguete.
Jim Armitage, o Editor para os assuntos da City do London Evening Standard, um vespertino da capital com uma tiragem de 800.000 exemplares, foi capaz de prever na edição do dia 16 o extraordinário evento que se iria passar na manhã seguinte.
Ora leiam:
“A manipulação dos Media pelo Governo não é nada de novo. Mas não é vulgar uma manipulação dos mercados financeiros tão ostensiva como a levada a cabo por Downing Street este fim de semana.
Nos seus briefings com os jornais de Domingo os colaboradores de Theresa May para a imprensa disseram especificamente que o discurso que ela iria proferir na Terça-Feira seguinte seria a causa de uma “correcção de mercado”, e muito provavelmente uma queda do valor da Libra.
Naturalmente, em vez de esperar pelo acontecimento em si, o valor da moeda baixou repentinamente logo na abertura dos mercados cambiais.
Seria inteiramente previsível que a Libra, que reage exageradamente ao mínimo sinal negativo, com este aviso iria sofrer uma quebra súbita de valor. Como seria inteiramente previsível que haveria uma recuperação no momento seguinte. Ninguém sabe isto melhor que os especialistas de Downing Street. O que fizeram foi uma manipulação do mercado de maneira a que, no momento em que a Primeira-Ministra discursava, a libra veria o seu valor disparar. Alguns parágrafos conciliatórios sobre a possibilidade de um acordo com a UE sobre um período transitório pós-Brexit, seria o sinal suficiente para que essa subida dramática ocorresse.
“A Libra sobe enquanto a Primeira-Ministra discursa com dureza sobre o que quer do Brexit.”
Ora digam lá se este não seria um magnifico titulo para os Jornais !”